Drive-trhu será montado para arrecadar alimentos na luta contra a Covid-19. Evento será transmitido nas redes sociais

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitos são os desafios para o povo brasileiro enfrentar nesse desgoverno de Jair Bolsonaro, que ignora as mais de 5.000 mortes registradas até agora. O Brasil vai acelerando rumo a uma tragédia de grande proporção, atingindo número expressivo de pessoas contaminadas, incluindo o pessoal que trabalha na linha de frente do atendimento dos doentes, e caso não reforce o isolamento social a tendência é o quadro sair de controle em pouco tempo. Aliás, em alguns lugares, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas a situação já é bastante crítica.

É em meio a esse grave quadro de saúde que toda a sociedade enfrenta, e que vem lutando para reduzir os efeitos, que as centrais sindicais se juntam com entidades da economia solidária, além de outras organizações dos mais diversos segmentos econômicos, para fazer do Dia do Trabalhador, o Primeiro de Maio, não o tradicional dia de celebração festiva, mas um momento de expressão da solidariedade do nosso povo. Mas, além disso, estaremos na rede social para levar ao público diferentes manifestações sobre o atual cenário político e econômico que atravessamos e que precisa ter um basta.

É uma novidade para todos realizar pela primeira vez uma ação desse porte. Também estaremos juntos nesse gesto maior será a da solidariedade que vem ganhando corpo em todo o país para socorrer as pessoas que mais precisam. Um sistema baseado no modelo drive-thru será montando na entrada do Parque de Exposição da capital baiana, Salvador, onde um pequeno grupo de pessoas estará no local para auxiliar na arrecadação de donativos que serão destinados a centenas de famílias cadastradas através das entidades que organizam o ato. Ali irá funcionar o principal ponto de coleta de alimentos e itens de higiene pessoal.

As pessoas que forem realizar a doação devem permanecer no interior do seu veiculo e uma equipe que estará identificada no local irá recepcionar a doação seguindo os procedimentos para evitar qualquer tipo de contaminação.

O projeto faz parte de uma ação de articulação social com apoio da Secretaria Estadual de Relações de Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI), Centrais Sindicais, Comitê Popular e Solidário da Bahia, dentre outros parceiros.

A solidariedade é algo que devemos exercitar sempre. Neste momento, a nossa ação é para salvar vidas em meio à pandemia.- Leninha – Presidente da CUT-Bahia

A crise econômica gerada pela pandemia tem deixado milhares de famílias sem emprego e até mesmo sem o que comer. O gesto de solidariedade no Primeiro de Maio é pela sobrevivência do próximo. A pequena ajuda do governo federal, através da Renda Emergencial (R$ 600,00), não é capaz de suprir as demandas básicas de uma família, com alimentação e medicamentos. Mas nem na distribuição dessa ajuda, aprovada pelo Congresso Nacional, o governo respeita a população e deixa que enormes filas sejam formadas na porta das agências da Caixa, um caos generalizado pelo desespero para conseguir o dinheiro, mesmo com todo o risco de contágio da doença.

Mas é preciso agir, e você está convidado a participar conosco dessa ação. A transmissão ao vivo será na próxima sexta-feira (1º) a partir das 9h e através da página da CUT Bahia, Comitê Popular e Solidário da Bahia, ambas no Facebook, e nos outros veículos de comunicação das entidades participantes da atividade. Na programação haverá intervenções artísticas, culturais, falas dos presidentes das centrais sindicais e de lideranças políticas. Em alguns momentos também será retransmitido o ato nacional que acontece em São Paulo pelo mesmo formato.

AGENDA

Pela tarde do dia primeira está prevista uma transmissão ao vivo exclusiva na página da CUT Bahia com a presença confirmada de Ana Georgina, Supervisora do Dieese Bahia. Demais convidados aguardando confirmação. Começa às 16h.

Na semana de 4 a 8 de maio, uma série de “lives” será transmitida na página do Facebook da CUT Bahia, com os mais diversos temas, entre eles: Teletrabalho, Segurança Alimentar, Assédio Moral, Direito Trabalhistas, etc. A programação completa estará no site até o próximo domingo (3).

SERVIÇO:

O que: 1º de maio (Dia do Trabalhador)

Onde: Em Salvador/Ba, Parque de Exposições

Horário: das 8h às 17h

Será montado no local uma estrutura para servir de ponto de coleta de doações que serão destinadas à familias cadastradas no projeto.